O Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD), da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, em conjunto com o Centro de Humanidades (CHAM), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Arquitectura – Universidade do Porto (FA-UP), convidam investigadores das diferentes áreas científicas e culturas a reunirem-se em Faculdade de Arquitectura – Universidade do Porto (FA-UP), entre 8 e 10 de Outubro de 2020, no Congresso Internacional e Multidisciplinar PHI 2020 que tem por tema “TRADIÇÃO E INOVAÇÃO”.

O objectivo do Congresso é reunir investigadores de todas as áreas científicas a fim de explorarem e discutirem dois conceitos complementares. O primeiro é TRADIÇÃO e o segundo é INOVAÇÃO. Os dois conceitos estão em dialéctica constante e abrangem todas as áreas da actividade humana. As dinâmicas fluidas que estabelecem determinam frequentemente o modo e o tempo de transformações na forma como percepcionamos o mundo. Os equilíbrios e desequilíbrios que estabelecem, os confrontos de ideias que promovem são essenciais para a evolução do conhecimento, das sociedades e das culturas. De certo modo, estes dois conceitos podem revelar-se quer futuro potencial, ou tornarem-se na origem de conflitos, embrião de revoluções

Os organizadores do PHI 2020 lançam, assim um desafio à comunidade científica, de todos os domínios de investigação, a envolverem-se activamente numa discussão multidisciplinar tendo os conceitos TRADIÇÃO E INOVAÇÃO como pontos nucleares.

Só serão aceites artigos originais completos escritos em Inglês (American Spelling). Todos os artigos submetidos deverão obrigatoriamente conter uma reflexão fundamentada e original sobre os conceitos elencados. Não devem ser submetidos artigos que tenham sido apresentados em conferências similares. Não serão aceites reproduções de textos previamente publicados.

Todos os artigos serão sujeitos a double-blind peer review, a que acresce uma avaliação de adequação linguística, realizada por especialistas da língua, também em sistema “cego”. Os artigos aceites após a tripla avaliação, serão incluídos num livro, oferecido aos participantes no primeiro dia do Congresso. A publicação será incluída na Série PHI (https://www.crcpress.com/PHI/book-series/PHI), com uma versão em e-book e será disponibilizada numa base de dados prestigiada.

Os autores com artigos aprovados terão de assinar uma autorização para a publicação em livro e online, renunciando aos direitos de autor, mas mantendo a autorização para disponibilizar a versão pós-print (versão do artigo aceite após peer review e anterior à publicação pela editora) em repositórios abertos.


Áreas de trabalho
•    Arquitectura
•    Artes
•    Ciências Sociais e Naturais
•    Design
•    Engenharia
•    Humanidades
•    Planeamento Urbano
•    Tecnologia

6º CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR PHI 2020: “TRADIÇÃO E INOVAÇÃO


8 - 10 de Outubro de 2020
Faculdade de Arquitectura – Universidade do Porto (FA-UP), Porto, Portugal

INTRODUÇÃO

“Without tradition, art is a flock of sheep without a shepherd. Without innovation, it is a corpse.”

— Winston CHURCHILL (1874- 1965)

“Tradition is a challenge to innovation.”

— Álvaro SIZA VIEIRA

“Tradition is important when it contains moments of change, when it is not just outward form and when it also implies an idea of what goes on inside a building, of conflicts and a potential for innovation. Otherwise, tradition just means being stuck in a rut.”

— Alvaro SIZA VIEIRA

"Discovery consists of seeing what everybody has seen and thinking what nobody has thought."

— Albert von SZENT-GYORGY (1893- 1986)

“The very fact that a significant scientific novelty so often emerges simultaneously from several laboratories is an index both to the strongly traditional nature of normal science and to the completeness with which that traditional pursuit prepares the way for its own change.”

― Thomas S. KUHN (1922- 1996)

“What is essential in a work of art is that it should rise far above the realm of personal life and speak from the spirit and heart of the poet as man to the spirit and heart of mankind.”

― C. G. JUNG (1875- 1961)

“The worst walls are never the ones you find in your way. The worst walls are the ones you put there—you build yourself."

― Ursula K. Le GUIN (1929- 2018)