5º CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR PHI 2019: “INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE E FANTASIA”


7 - 9 de Outubro de 2019
Maison de la Recherche
Sorbonne Nouvelle, Paris

INTRODUÇÃO

Intelligence is the ability to adapt to change!
Stephen Hawking (1942-2018)

Creativity is intelligence having fun.
Albert Einstein (1879- 1955)

Everybody must have a fantasy.
Andy Warhol (1928- 1987)
The Philosophy of Andy Warhol

O Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD), da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, em conjunto com o Centro de Humanidades (CHAM), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris, convidam investigadores das diferentes áreas científicas e culturas a reunirem-se em Sorbonne Nouvelle, Paris, em Outubro de 2019, no Congresso Internacional e Multidisciplinar PHI 2019 que tem por tema “INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE E FANTASIA”.

O objectivo do Congresso é reunir investigadores de todas as áreas científicas a fim de explorarem e discutirem três conceitos interligados. O primeiro mote é INTELIGÊNCIA, a capacidade de raciocinar, planificar, resolver problemas, pensar de forma abstracta, compreender ideias complexas, aprender e aplicar conhecimentos, mas também raciocinar de forma rápida, ligando a inteligência com a emoção e/ou sensação. O segundo mote é CRIATIVIDADE, a capacidade que o ser humano tem de criar, de produzir ou inventar, de encarar e resolver problemas por meios não convencionais e originais. O terceiro mote é FANTASIA, muitas vezes ligada ao devaneio, à ficção, à utopia, à extravagância e à originalidade, mas sempre dependente da inteligência e da criatividade, propondo formas alternativas de ver, sentir e compreender o mundo.

Estes três conceitos são pedras basilares da maioria das transformações que observamos nas sociedades humanas ao longo da sua evolução e em todas as áreas: na ciência, nas artes e humanidades, na política, na cultura.

Os organizadores do PHI 2019 lançam, assim um desafio à comunidade científica, de todos os domínios de investigação, a envolverem-se activamente numa discussão multidisciplinar tendo os conceitos INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE E FANTASIA como pontos nucleares.

Só serão aceites artigos originais completos escritos em Inglês (British Standard). Todos os artigos submetidos deverão obrigatoriamente conter uma reflexão sobre um ou todos os motes acima elencados. Não devem ser submetidos artigos que tenham sido apresentados em conferências similares. Não serão aceites reproduções de textos previamente publicados.

Todos os artigos serão sujeitos a double-blind peer review, a que acresce uma avaliação de adequação linguística, realizada por especialistas da língua, também em sistema “cego”. Os artigos aceites após a tripla avaliação, serão incluídos num livro, oferecido aos participantes no primeiro dia do Congresso. A publicação será incluída na série PHI (https://www.crcpress.com/PHI/book-series/PHI), com uma versão em e-book e será disponibilizada numa base de dados prestigiada.
Os autores com artigos aprovados terão de assinar uma autorização para a publicação em livro e online, renunciando aos direitos de autor, mas mantendo a autorização para disponibilizar a versão pós-print (versão do artigo aceite após peer review e anterior à publicação pela editora) em repositórios abertos.

Língua oficial do Congresso: Inglês

Áreas de trabalho
•    Arquitectura
•    Planeamento Urbano
•    Design
•    Física
•    Engenharia
•    Tecnologia
•    Filosofia
•    Artes e Humanidades
•    Ciências Sociais
•    Ciências exactas

Image