8º CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR PHI 2022: “TEMPO E ESPAÇO”

PROGRAMA DO CONGRESSO - LINK


6 a 8 de Outubro de 2022
Faculdade de Arquitectura – Universidade do Porto (FA-UP), Porto, Portugal

 

INTRODUÇÃO

“We put thirty spokes together and call it a wheel,

But it is on the space where there is nothing that the usefulness of the wheels depends.

We turn clay to make a vessel,

But it is on the space where there is nothing that the usefulness of the vessel depends.

We pierce doors and windows to make a house,

And it is on these spaces where there is nothing that the usefulness of the house depends.

Therefore just as we take advantage of what is, we should recognize the usefulness of what is not.”

― Lao-Tse (571 BC-)

“Time and space are finite in extent, but they don’t have any boundary or edge. They would be like the surface of the earth, but with two more dimensions.”

― Stephen W. Hawking (1942-2018)

In time nothing can be without becoming

Ursula K. Le Guin (1929-2018)

O Centro de Humanidades (CHAM), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUL) e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FA-UP), convidam investigadores das diferentes áreas científicas e culturas a reunirem-se na Faculdade de Arquitectura – Universidade do Porto (FA-UP), entre 6 e 8 de Outubro de 2022, no Congresso Internacional e Multidisciplinar PHI 2022 que tem por tema TEMPO E ESPAÇO.

O objectivo do Congresso é reunir investigadores de todas as áreas científicas a fim de explorarem e discutirem dois conceitos que podem ser complementares. O primeiro é o TEMPO o segundo o ESPAÇO ou o TEMPO/ESPAÇO. Os dois conceitos estão em dialéctica constante e abrangem todas as áreas da actividade humana. As dinâmicas fluidas que estabelecem determinam frequentemente o modo e o tempo de transformações na forma como percepcionamos o mundo. Os equilíbrios e desequilíbrios que estabelecem, os confrontos de ideias que promovem são essenciais para a evolução do conhecimento, das sociedades e das culturas. De certo modo, estes dois conceitos podem revelar-se futuro potencial, ou tornarem-se na origem de conflitos, embrião de revoluções.

Os organizadores do PHI 2022 lançam, assim, um desafio à comunidade científica, de todos os domínios de investigação, a envolverem-se activamente numa discussão multidisciplinar tendo os conceitos TEMPO E ESPAÇO como pontos nucleares.

Só serão aceites artigos originais completos, escritos em Inglês (American Spelling). Todos os artigos submetidos deverão OBRIGATORIAMENTE conter uma reflexão fundamentada e original sobre os conceitos elencados. Não devem ser submetidos artigos que tenham sido apresentados em conferências similares. Não serão aceites reproduções de textos previamente publicados.

Todos os artigos serão sujeitos a double-blind peer review, a que acresce uma avaliação de adequação linguística, realizada por especialistas da língua, também em sistema “cego”. Os artigos aceites após a tripla avaliação, serão publicados num livro. A publicação será incluída na Série PHI (https://www.crcpress.com/PHI/book-series/PHI), em Open Access, disponibilizada numa base de dados prestigiada e partilhável pelos autores na versão final em qualquer repositório.

Língua oficial do Congresso e da Publicação: Inglês

Áreas de trabalho

  • Arquitectura
  • Artes
  • Ciências Sociais
  • Ciências Naturais
  • Design
  • Engenharia
  • Física
  • Humanidades
  • Planeamento Urbano
  • Tecnologia

 

* ATENÇÃOA realização do Congresso em Outubro 2022 está dependente da evolução da situação pandémica. Caso não estejam reunidas as condições necessárias para a sua realização em segurança, o Congresso será cancelado, mas o livro será publicado com os artigos aprovados. Qualquer alteração será comunicada nesta página pelo que pedimos que a consulte regularmente.