CHAMADA DE COMUNICAÇÕES

O Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, o Centro de Humanidades (CHAM), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e a Universidade de Sorbonne Nouvelle, Paris convidam a comunidade académica a participar no CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR INTITULADO PHI 2019: " INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE E FANTASIA ", visando a promoção e o debate científico em torno das áreas da arquitectura/engenharia, humanidades, artes e das ciências, nas suas mais diversas manifestações culturais, artísticas e sociais.

Apenas serão aceites os resumos e comunicações relacionadas com a temática do Congresso. As propostas de comunicações serão sujeitas a double-blind peer review.

A língua oficial do congresso será o Inglês.

REQUISITOS PARA SUBMISSÃO DO ARTIGO FINAL E RESPECTIVO RESUMO

- Primeira Chamada para Submissão de Artigos completos com Resumos (taxas mais reduzidas): 31 de Janeiro de 2019.

- Todos os ficheiros devem ser enviados em formato Word e PDF para o e-mail: dis-harmonies@fa.ulisboa.pt

- A resposta da Comissão Científica sobre a aceitação das comunicações, com base no sistema de double-blind peer-review, será enviada até final de Fevereiro de 2019.

- Os artigos deverão OBRIGATORIAMENTE conter uma reflexão sobre um ou vários dos conceitos acima elencados “INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE E FANTASIA”.

- As comunicações devem ser originais, não tendo sido apresentadas ou publicadas previamente em quaisquer outros encontros científicos, e devem obrigatoriamente estar de acordo com o template disponibilizado.

- Língua do Artigo, resumo e palavras-chave apenas em inglês (Standard British English). Atenção: Independentemente da qualidade científica, só serão aceites artigos escritos em Inglês Padrão (Standard British English). A Comissão Organizadora não se encarrega de fazer revisão de textos, pelo que é da inteira responsabilidade dos autores garantirem a qualidade linguística dos textos propostos para avaliação.

- Os resumos devem incluir os principais aspectos do artigo completo, destacando os objectivos do trabalho e as conclusões. No final do resumo, as palavras-chave devem ser seleccionadas para fornecer uma pesquisa clara e fácil. Os resumos terão no máximo 1.550 caracteres incluindo espaços (200 a 220 palavras).

- O artigo completo (incluindo resumo, imagens, tabelas, gráficos, citações, notas e referências bibliográficas) deve ser escrito de acordo com o modelo fornecido no formato Microsoft Word® e depois gravado como um documento PDF. Cada documento não pode exceder 6 Mb.

- Um ficheiro separado deverá incluir um breve currículo em inglês do proponente, igualmente em formato Microsoft Word® e também em formato PDF, com o máximo de 300 caracteres (incluindo espaços). No ficheiro deverá constar expressa autorização para a divulgação online do mesmo.

- Todos os ficheiros devem estar identificados com o nome do autor e conteúdo (ex: a.silva_paper.doc; a.silva_curriculum.doc; a.silva_paper.pdf, a.silva_curriculum.pdf).

- Dependendo da natureza do trabalho, as imagens podem ser incorporadas no texto ou no final do artigo. O número máximo de imagens por artigo é de quatro (4) (apenas em escala de cinzentos). Todas as imagens devem ser numeradas sequencialmente. Uma legenda concisa deve ser fornecida. Tabelas e gráficos (apenas em escala de cinzentos) serão adicionados ao texto da mesma forma que as imagens.

- Todas as imagens e tabelas devem ser claramente identificadas quanto à fonte. Textos, imagens e tabelas com direitos de autor só poderão ser publicados após a obtenção, pelo autor do artigo, das respectivas autorizações.

- O artigo completo (incluindo resumo, imagens, tabelas, gráficos (apenas em tons de cinza), citações, notas e bibliografia) não deve exceder as 8 páginas (páginas adicionais estarão sujeitas a uma taxa extra) e não pode ser inferior a 4 páginas.

- O sistema de referências e bibliografia usado será obrigatoriamente o APA 6th style.

- Por favor, baixe o template para o resumo e artigo completo.

- Cada autor não pode propor mais de 2 artigos.

Segunda Chamada será anunciada oportunamente, regendo-se exactamente pelas mesmas regras, mas com valores de inscrição diferentes.

PUBLICAÇÃO

Os trabalhos aceites serão publicados como capítulos de um volume da série PHI (https://www.crcpress.com/PHI/book-series/PHI), que terá o mesmo título da Conferência. O livro será publicado como produção do CHAM e indicará como patrocinador as seguintes organizações académicas e científicas: FCT, CIAUD-FAUL, FCSH-UNL.

Todos os trabalhos aceites podem ser publicados pelos autores em formato de pós-print, em data posterior à publicação, em Repositórios nacionais, como por exemplo, no Repositório RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal), RUN (Repositório da Universidade Nova), etc. As versões pós-print têm obrigatoriamente um embargo de 12 meses antes de ficarem em Open Access. Os Resumos e Palavras-chave não estão abrangidos pelo embargo e podem ser colocados nos repositórios mas também no Academia, Researchgate, Facebook, Twitter, etc.. Está em curso o processo de indexação nas bases de dados científicas mais importantes, como Thomson Reuters, ISI, Web of Science, ELSEVIER Products, SCOPUS, CrossRef, ProQuest, EBESCO.

Todos os participantes receberão uma cópia do livro durante o congresso, bem como a chave para acesso à edição online. Todos os autores com trabalhos aceites devem assinar uma declaração de acordo com a licença criativa comum e renunciar a direitos autorais individuais.