Programa

Congresso internacional pluridisciplinar: Proporção (des)Harmonias e Identidades - PHI

 

  19 de Março 20 de Março 21 de Março
9.30 Recepção 10.00

Anna KALEWSKA (cv)
Athanasius, conde Raczynski, como um conhecedor da arquitectura portugesa no século XIX

10.00

Jorge MATTA (cv)
Do monocórdio de Pitágoras ao pintor Bach

10.30  Sessão Inaugural 10..0 Coffee Break 10.30

Silvana WEIHERMANN (cv)
A percepção das relações de perspectiva no espaço matemático e arquitectónico

11.00 

Victor LOPES DOS SANTOS (cv)
Cheops pyramid and the Hearth proportions

10.45

Nuno de Mendonça Freire RAIMUNDO (cv)
A Harmonia Musical na Arquitectura Renascentista Portuguesa

10.45

Rita Roquette de VASCONCELLOS (cv)
What facades tell us? About Harmony in Architecture

11.30  Coffee Break 11.00

Raffaella MADDALUNO (cv)
Harmony and conflict: the centrality of man and the periphery of architecture in the language of Donato Bramante in San Pietro in Motorio

11.00 Debate
11.45 

Carlos BALSAS (cv)
The Blind Man and the City, Community Design, Identity and Professional Praxis

11.15

Maria do Rosário MONTEIRO (cv)
Utopia III or an ambiguous humanist utopia for the second millennium

11.15 Coffee Break
12.00 

Jorge NUNES (cv)
As (Des)harmonias da Cidade Americana: Uma Leitura Comparada de Progetto e Utopia e Delirious New York

11.30

Sarah Francis DIAS (cv) ; Maria João DURÃO (cv)
Atmospheres, Proportions and Harmonies: Form and Colour in the work of J.M.W. Turner

11.30 Programa Musical organizado pelo Maestro Jorge Matta
12.15

Renata SEREDYNSKA-ABOU EID (cv)
Separate Taps and Red Brick Houses: On the Adaptations of Polish Migrants in the UK

11.45

Maria João Pereira NETO (cv)
As (des)harmonias da modernidade: uma reflexão sobre água, arte e vida através dos pintores da vida moderna

12.00 Sessão de encerramento
12.30 Debate 12.00 António CANAU (cv)
Mark Cohen: a desarmonia harmoniosa de Shooting from the hip
   
12.45 Almoço 12.15 Debate seguido de almoço    
14.00 Monika Maria STUMPP (cv)
Proporções e simetrias na obra de Andrea Palladio: estudo de caso nos edifícios de Villas
14.00

Ana Leonar Madeira RODRIGUES (cv)
As esquisitices do particular

   
14.15 Ana Marta FELICIANO (cv) ; António LEITE (cv)
Uma Interpretação do Traçado Harmonioso do Conjunto Construído da Quinta das Lapas
14.15

Ana Santos GUERREIRO (cv)
Forma: alguns aspectos da sua multiplicidade semântica em arte

   
14.30

Inês Pires FERNANDES (cv)
Quinta da Abelheira: Proporção, Harmonia e Simbiose

14.30

Alexandra Ai QUINTAS (cv) ; António J. MORAIS (cv)
Breaking through formal and structural monotony: atonal harmonies and balances based on asymmetries, analogies or eurythmic

   
14.45

José Lopes MORGADO (cv)
A Harmonia e a Tríade de Alberti

14.45

Ana Maria Martinho GALE (cv)
Periferias urbanas, identidades e circulação de bens culturais em Luanda

   
15.00

Adriana P. HIGASHINO (cv)
Golden Proportion and Buddha Halls - Geometrical Analysis of Myoshinji Buddha Hall Design

15.00

Magdalena ZMUDZINSKA-NOWAK (cv)
Harmony of Place: geometrical order of architectural space vs. human experience of place - searching for a common language in the designing process

   
15.30 Debate 15.30 Debate    
15.45  Coffee Break  15.45 Coffee Break    
16.00

Oresta REMESHYLO-RYBCHYNSKA (cv)
Proportion Harmony, Identity - the Phenomenon of Historical Architectural Ensemble of Ukrainian Church

16.00

José SILVEIRA DIAS (cv) ; Maria Dulce LOUÇÃO (cv)
Anatomia de um Evento: Reflexão sobre a Causalidade

   
16.15

Irina SEITS (cv)
What is Classical Architectural Theory for Russian Constructivism: a Threshold or a Closer?

16.15

Madalena FOLGADO (cv)
Captar o Instante na Experiência Arquitectónica: da Lambda a Phi

   
16.30

Kate O'CONNOR (cv)
The Vessel Transformed: Manual and Digital Exploration

16.30

Pedro Miguel Gomes JANUÁRIO (cv) ; Eduardo Francisco Durão ANTUNES (cv)
Proporção e identidade na obra arquitectónica dos Galli Bibiena: os casos da Ópera de Nancy e da Ópera do Tejo

   
16.45 Debate 16.45 Debate    
17.00 Fecho 17.00 Fecho    

 

Nota: As comunicações com fundo azul serão apresentadas em língua Inglesa.